Passar no vestibular é uma tarefa
difícil e trabalhosa. Mas, com tranquilidade e uma boa base de estudos esse
desafio pode se tornar mais fácil. Nesse sentido o SiteNotaDez traz várias dicas de como
tornar essa tarefa um pouco menos árdua. Eis as dicas que
encontrei por lá:
1ª. ACERTOS.
Concentração e tranqüilidade garantem o máximo de
acertos possível.
Não se preocupe em tentar acertar um determinado
número de questões.
2ª. ACHISMOS.
Nada de achismos!
Não adianta fazer suposições.
Utilize apenas as informações que, de fato, constam
no enunciado. Não suponha nada além.
Não acredite cem por cento nas figuras: acho que
esse ângulo é reto. Não! Ou está escrito no enunciado que ele é reto ou
terá que deduzir isso.
3ª. AFETIVIDADE.
O estudante não pode tirar férias de sua condição
humana.
As relações afetivas dão ao candidato o equilíbrio
emocional necessário para enfrentar a rotina de estudos.
VEJA TAMBÉM:
4ª. ÁGUA.
É importante manter-se hidratado.
Beba muita água (oito copos por dia, em média).
O leite e os sucos naturais de frutas, além de
serem boas fontes de água, fornecem outras substâncias nutritivas essenciais ao
organismo.
A água ajuda na digestão, no funcionamento dos rins
e intestinos, além de regular a temperatura do corpo. Repõe a perda de líquidos
aumentada com o calor e o estresse.
5ª. ALIMENTAÇÃO.
As proteínas, vitaminas e sais minerais são muito importantes.
As frituras são desaconselhadas, pois causam
transtornos gastrointestinais.
Cereais, pães integrais e queijos irão deixá-lo bem mais disposto
para estudar.
Ingira líquido à vontade, como água ou suco
natural, mas nada de refrigerantes.
Feijoada, nem pensar, porque causa sonolência,
deixando o raciocínio mais lento.
A alimentação balanceada é fundamental para um
melhor desempenho das funções mentais.
Deixe o chiclete o mais rapidamente possível. Ele
fabrica ácido clorídrico e provoca sensação de fome.
Os carboidratos são a principal fonte de energia
do organismo e são encontrados no arroz, na batata, massas e pães.
Fazer pelo menos cinco refeições diárias, sem
exagerar na quantidade, é o segredo (café da manhã, lanche, almoço,
lanche da tarde e jantar).
No dia da prova, coma alimentos suaves e leves,
como frutas, sucos e vitaminas. Evite comidas gordurosas, de
difícil digestão, doces, chocolates, refrigerantes e balas, que causam
desconforto gástrico.
6ª. AMBIENTE DE ESTUDO.
Fique longe de conversas e evite ruídos
repetitivos.
Evite movimentos e sons que tirem sua concentração.
Não é necessário desligar-se totalmente do mundo –
uma música instrumental, por exemplo, em volume mais baixo, é sempre uma boa
companhia – mas resista a atender o telefone.
7ª. AMIGOS.
Cultive amigos.
Estabelecer relações sociais é necessário para
alegrar a vida.
Um ombro amigo vale para dividir prazeres e
tristezas e para compartilhar momentos especiais.
Manter os apontamentos é fundamental.
A escrita é um poderoso instrumento para preservar
o conhecimento.
Tomar notas é a melhor técnica para guardar as
informações obtidas em aula e em livros.
9ª. ANSIEDADE.
Não carregue sobre os ombros as expectativas de
seus pais. Já bastam as suas!
O diálogo é a melhor saída para controlar a
ansiedade de ser aprovado no vestibular.
A ansiedade e o medo são considerados reações
normais em situações aflitivas, como provas.
A adrenalina produzida pela ansiedade pode ajudar
no processo competitivo, gerando iniciativa e garra para lutar.
Aprender a ter controle sobre a situação em vez de
entrar em pânico é a chave para um melhor aproveitamento da adrenalina.
10ª. ANTES DA PROVA.
Alivie a tensão, fazendo algo de que gosta e o
deixa relaxado.
Assista a um filme, escute música, faça uma
caminhada, etc.
11ª. APROVEITE TODOS OS HORÁRIOS.
Não perca um minuto sequer do seu precioso tempo.
Aproveite os minutos usados com deslocamentos, como
as viagens de ônibus, por exemplo, ou as folgas no trabalho para repassar o que
foi estudado.
12ª. ASSIMILAÇÃO.
Habitue-se a pensar, refletir, questionar e
debater. O conteúdo assim torna-se assimilado, faz parte de você, pois tomou
posse do saber.
13ª. ATIVIDADE FÍSICA.
A atividade física controla a ansiedade e aumenta a
auto-estima.
Pratique exercícios físicos, de preferência de
segunda a sexta-feira.
Escolha uma de que goste e comece a praticá-la aos
poucos, sem forçar muito.
Lembre-se de que não é um atleta que está treinando
para as olimpíadas.
14ª. ATUALIZAÇÃO.
Manter-se atualizado é tão importante quanto
estudar.
Intensifique o seu grau de atualização,
especialmente por meio da leitura de jornais, revistas e pesquisa na Internet.
15ª. AULAS.
Mantenha a atenção nas aulas. É o melhor momento da
aprendizagem.
A assiduidade às aulas é fator de sucesso, pois é
difícil achar quem substitua a explicação do professor. É a comunicação direta,
dinâmica e viva. Na lousa, as setas facilitam a percepção rápida. Há
concomitância de palavras, gestos, figuras. O professor sabe de antemão os
pontos mais obscuros, que apresentam mais dificuldades.
Há alunos que procedem como turistas.
Aparecem de vez em quando para fazer suas visitas e, no fim do ano, se tornam
especialistas em cálculos de porcentagem de faltas: aborrecem professores e
funcionários da secretaria e estão sempre à deriva, em vias de entrar pelo
cano.
16ª. AULAS PARTICULARES.
Há alunos de escolas particulares que fazem cursos
paralelos de Português, Matemática e outras disciplinas.
Aluno acostumado a aulas particulares acaba
“bagunçando” na escola regular, já que depois é tudo explicado novamente. Além
disso, torna-se dependente nos estudos, nunca estudará sozinho e jamais será um
autodidata.
Há pais que enchem seus filhos de cursos paralelos
à programação escolar. Aprender língua estrangeira, música, algo que a escola
regular normalmente não oferece, é bom; sobrepor novo conteúdo àquilo que
normalmente é desenvolvido nos cursos normais é prejudicial.
17ª. AUTOCONFIANÇA.
Acredite em si mesmo!
A autoconfiança é um fator importante, que começa a
partir da aplicação diária e intermitente aos estudos.
Se não passar no primeiro vestibular em que se
inscreveu, não desanime. Afinal, a concorrência é grande.
18ª. AUTOCONTROLE.
Busque incessantemente o autocontrole, para evitar
a ansiedade da véspera e o famoso branco.
Evite conversas sobre os assuntos da prova com os
colegas, para não absorver o nervosismo alheio.
19ª. AUTODISCIPLINA.
O tempo para o descanso e o prazer são
fundamentais.
Organize seus compromissos de acordo com sua
disponibilidade.
Divida seu tempo reservando um espaço para a
família, amigos e lazer.
Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e
elimine as desnecessárias.
20ª. AUTO-ESTIMA.
Você vale muito mais do que pensa.
Acredite na sua capacidade, estude o máximo que
puder e tenha muita garra e determinação.
Esqueça aquela sensação do tipo "sou um
fracassado" e a substitua por "sou um ser humano digno de receber
amor, carinho e atenção. Posso realizar todos os meus sonhos porque sou
capaz!"
Vale a pena enfrentar tudo com alegria e
descontração porque o sistema funciona e costuma ser honesto, privilegiando
apenas aqueles que estudam muito e desenvolvem sua mente. A diferença de nota
entre o primeiro lugar e o primeiro reprovado, em geral, é muito pequena.
21ª. AUTO-SUFICIÊNCIA.
A escola não influencia de maneira decisiva o
desempenho do aluno no vestibular, nem substitui, de forma alguma, a garra e a
vontade de vencer.
Ao estudar sozinho, o candidato às vezes perde
longas horas tentando resolver as questões mais cabeludas, dá um
trabalhão danado, mas aprende para valer e nunca mais esquece.
O que realmente é decisivo para a obtenção de altas
notas no vestibular são aquelas horas em que estudou a matéria sozinho, em casa
ou na biblioteca. O que faz a diferença mesmo é “enfiar a cara no livro”,
enfim, virar-se por conta própria.
A auto-suficiência contribui para beneficiar o amor
próprio, o que estimula o aluno a levar adiante suas inúmeras tarefas
escolares. Ele passa a confiar no próprio taco, e por isso suporta
qualquer adversidade nas provas, encara tudo com otimismo e peito aberto.
22ª. BANHEIRO.
Antes de entrar para uma prova, jamais se esqueça
de fazer suas necessidades fisiológicas.
Deixe seu cérebro cuidar apenas das questões que o
vestibular lhe trouxer.
23ª. BANHO.
Tomar um banho morno antes da prova, finalizando
com uma ducha fria pode ajudar muito. Mas é preciso não absorver o choque
térmico. Grite bem alto quando o corpo receber água fria. Solte seus bichos.
24ª. BEBIDAS ENERGÉTICAS.
Muitos candidatos, na busca de garantir mais tempo
para os estudos, tomam bebidas energéticas, muito usadas hoje em dia. O uso
freqüente desses produtos pode levar à dependência e até a problemas cardíacos
– como a taquicardia, por exemplo – além de gerar efeito depressivo. Muitas
dessas bebidas energéticas contêm alta dosagem de cafeína e, algumas, até
álcool. Outras misturas, como coca-cola com café e pó de guaraná com
acerola prejudicam o sono e afetam a memória e a capacidade de concentração.
Portanto, não entre nessa onda!
25ª. BIBLIOTECA.
Vá às bibliotecas com freqüência para pesquisar e
aumentar seus conhecimentos.
26ª. BIOLOGIA.
Estude questões básicas: estrutura e função dos
componentes celulares; divisão celular; leis de Mendel; genética dos grupos
sanguíneos; processos de digestão, respiração, circulação e excreção; regulação
hormonal e nervosa; fisiologia vegetal; efeitos dos principais poluentes,
etc.
27ª. BRANCO.
Cuidado! Administre o branco, não fique
desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nos
vestibulares em função de sua calma.
Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade
pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais,
transpiração em demasia (sudorese), entre outros.
O que fazer na hora do branco? Nada! O
vestibulando deve acalmar-se, pensar em coisas boas naquele momento. Se cumpriu
todas as obrigações, estudou, preparou-se, não precisa se preocupar.
28ª. CADEIRAS.
Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas
de estudo, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar
sérios problemas posturais. Nunca estude deitado, para não cair no sono.
29ª. CÁLCULOS.
Além da interpretação cuidadosa dos enunciados das
questões, os vestibulandos devem redobrar a atenção nos cálculos. Qualquer
descuido será fatal.
30ª. CALIGRAFIA.
As anotações bem feitas serão de grande valia na
hora de estudar em casa.
A boa letra dos textos nos cadernos, nas aulas de
Redação e nas provas dissertativas contribui para o sucesso do estudante.
A letra legível nas provas e redações (não precisa
ser redondinha, pedagógica) contribui para que o avaliador entenda o pensamento
e as respostas do aluno.
31ª. CALMA.
Não dá para estudar tudo de uma só vez!
Mantenha-se calmo, pois só assim terá condições de
se concentrar e de fazer uma boa prova.
Vá com calma. Lembre-se de que relaxar é importante
e não deve ficar fora de sua programação!
Reservar um pouco de tempo para o esporte, o lazer,
a diversão e a vida social também é fundamental.
32ª. CANETA, LÁPIS.
Não desafine na hora da prova!
Caneta ou lápis na mão, deslizando pela questão. É
uma dica que dá até rima de samba.
Mas é bom ficar ligado nas perguntas, nos textos e
nos temas das redações. Sublinhar os pontos importantes é uma boa maneira de
identificar o que realmente se pede.
Deixe de lado o que não interessa na compreensão do
enunciado e fique atento para verbos como “cite”, “explique”, “justifique”, que
direcionam sua resposta. Não responder o que o exame está pedindo é meio
caminho andado para o samba desandar.
33ª. CANSAÇO.
O cansaço deve ser respeitado. Não lute contra ele.
Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando
estiver muito cansado, deite e durma. No dia seguinte, ou mesmo depois de
algumas horas, acordará com mais disposição, com certeza!
34ª. CARREIRA. PROFISSÃO.
É muito importante escolher algo de que se vá
gostar.
O fator "grana" também pesa bastante na
escolha da profissão.
Não se engane: não há carreira que garanta
prosperidade financeira.
Fale com amigos, familiares, professores,
profissionais da área. Com essa "bagagem", terá condições de tomar
uma decisão mais tranqüila e com maiores chances de acerto.
O mercado e as perspectivas de um futuro
crescimento também têm que ser levados em conta. Muitas carreiras têm grande
oferta de profissionais e fraca demanda de vagas, provocando altos índices de
desemprego.
Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. A
tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas, emoções e influências. Nessa
hora, é preciso pesar cada opinião, desejo e vocação para fazer a escolha
certa. Nunca desconsidere as pressões familiares, que são inevitáveis. Afinal,
seguir a profissão do pai e manter a tradição familiar ou ser o "primeiro
médico na família" é o sonho de muitos lares. Nada de errado nisso, desde
que respeitem suas convicções e que não o levem a perder de vista seus
planos.
FIQUE POR DENTRO:
35ª. CAUSAS DO FRACASSO NO VESTIBULAR.
Falta de concentração. Estudar, comer, beber e
ouvir música, ao mesmo tempo, é impossível.
Falta de sensibilidade e determinação. Estudar não
é fácil, exige pique, paciência e muita vontade.
Falta de disciplina e horário de estudo. É o caso
do aluno que se porta como se fosse milionário, ou seja, somente estuda quando
está a fim!
Falta de preparação conscienciosa e diária para as
provas. Trata-se do estudante turista, que só estuda nos dias que
antecedem os exames.
Indecisão quanto ao futuro profissional. O
candidato que presta vestibular para várias carreiras diferentes e faz as
provas com displicência tem grandes chances de fracassar.
Falta de atenção às aulas. Prestar atenção é melhor
do que ficar distraído, pois, além de proporcionar aprendizagem efetiva, dá a
sensação de que a aula passa mais depressa.
36ª. CHOCOLATE.
A uva passa pode trazer energia mais rapidamente e
de forma mais saudável.
Contrariando a velha crença, a verdade é que o
chocolate não é sinônimo de energia. Demora para ser digerido por ter em sua
composição maior quantidade de gordura do que de carboidratos.
37ª. COLEGAS.
Fuja dos “turistas” ou “parasitas”.
Escolha um bom ambiente de estudo.
Uma turma de alunos que dá mais valor a festas do
que a aulas sérias torna qualquer trabalho profissional um sacrifício, tanto
para os professores quanto para os colegas.
38ª. COMPETIÇÃO.
Ame ao seu próximo como a si mesmo mas sem deixar
de lembrar que, no dia do vestibular, competirá com ele.
Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um
comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova
para buscar o melhor desempenho possível.
39ª. COMPREENSÃO.
Peça a compreensão de seus pais, irmãos, amigos,
namorada ou namorado. Explique-lhes que tem de reduzir os contatos sociais para
ler mais e poupar-se para o vestibular.
40ª. CONCENTRAÇÃO.
Tente ficar só consigo mesmo.
Praticar pacientemente contribui para o
desenvolvimento de sua capacidade de concentração.
Quando estiver estudando, leia com o objetivo de
entender, reter e lembrar. Releia os pontos principais do assunto e depois
escreva-os. Volte ao texto, confira os erros e as omissões. Mas não se esqueça:
pratique a concentração em tudo o que fizer na vida.
Se sua atenção estiver num ritmo lento, descubra o
motivo e o elimine imediatamente. A fome pode ser uma das razões, como também a
ansiedade, a depressão e a tensão. Caso o problema seja de difícil solução, não
pense duas vezes: procure ajuda.
41ª. CONTEÚDO.
Não acumule assunto.
É fundamental estudar todo o conteúdo do programa
para evitar surpresas.
42ª. CORPO.
Associe o ato de estudar ao prazer.
Lembre-se de que vestibular não é só cérebro.
Utilize o corpo como instrumento da
aprendizagem.
Todo o corpo está engajado na conquista. Mantenha-o
confortável.
Grife, sublinhe, coloque sinais nas margens das
apostilas e dos livros.
Mexa-se, faça alguns alongamentos, cuide da postura
durante o período de estudo.
Num quadro ou em cartazes, reproduza a matéria como
se estivesse dando uma aula.
Aprendemos melhor quando usamos todos os órgãos dos
nossos sentidos. Levante-se e leia em voz alta.
Participe de atividades práticas, vivendo a
experiência nos laboratórios, museus ou navegando pela Internet.
43ª. CORPO SÃO, MENTE SÃ.
A prática de esportes é fundamental.
Não use estimulantes ou drogas para mantê-lo
alerta.
Exercício físico, repouso e diversão são fatores
que mantêm a mente alerta e saudável.
44ª. CORREÇÃO DA REDAÇÃO.
O principal aspecto a ser considerado é o tema
proposto. Se você se afastar do tema solicitado, perderá alguns pontos nesse
item. Se fugir totalmente dele, terá sua redação anulada, mesmo se tiver
escrito um texto brilhante.
45ª. CORRETOR.
Mantenha a lógica: é muito comum, em provas
dissertativas de Matemática, Física e Química, o aluno provocar um estresse no
corretor, deixando-o louco devido às inúmeras flechas, rabiscos, contas,
colocação errada de sinais, expressões que surgem do nada, equações que caem do
céu, entre outras coisas.
Então, tenha cuidado com a colocação correta dos
sinais. Exemplo: numa equação podemos ter um aluno que escreva:
x+2=1=x=1-2=x=-1. Entendeu? Imagine o corretor, o que não sofre! O correto
seria: x + 2 = 1 = > x = 1 - 2 = > x = -1. Essa flecha (=>) significa implica.
46ª. CORRIDA.
Leia atentamente os enunciados para interpretá-los
de maneira correta e responder às questões com precisão.
Utilize todo o tempo disponível para resolver a
prova sem atropelos, pois não se trata de teste de velocidade e você não está
disputando nenhuma olimpíada.
47ª. CULTURA GERAL.
Não seja o último a saber das coisas!
Engana-se quem acredita que apenas os livros são suficientes
para se dar bem no vestibular.
A criatividade e o raciocínio são estimulados pelo
informal, que, de quebra, também acaba dando uma força em assuntos como
Literatura, Redação e Atualidades.
No mercado de trabalho atual, o profissional não
pode descuidar da formação geral, que lhe dará agilidade de atualização
constante. A cultura geral abre os horizontes do técnico, do cientista, do
pesquisador.
Leia muito sobre temas da atualidade e converse
sempre com amigos e familiares. Vale a pena estar em sintonia com pontos de
vista diferentes para ampliar o conhecimento e enriquecer sua argumentação.
As pessoas precisam conhecer cinema, literatura,
música e outra língua estrangeira e nunca desprezar uma oportunidade de
atualização e aprendizagem. Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio
da língua materna é imprescindível.
Ler jornais, ver bons filmes, navegar na Internet,
enfim, enriquecer e diversificar sua cultura pode ajudá-lo até na hora da
temida redação e o manterá atualizado. Nesse mundo globalizado, tanto a
formação quanto a informação são moedas de peso incalculáveis. Por isso, corra
atrás dos noticiários, das revistas e de tudo aquilo que possa ajudá-lo a
ampliar sua visão de mundo.
Ilude-se aquele que diz: “Serei engenheiro, para
que me serve o português?” Ele convive com pessoas que falam a mesma língua,
portanto falar corretamente é um bom “marketing”. Além disso, o engenheiro
poderá ser um dirigente de empresa, logo não deve ficar refém dos conhecimentos
lingüísticos de sua secretária. Como chefe, precisa conhecer o português culto
melhor do que ela.
48ª. CURSINHO.
Os cursinhos são bons para estimular quem tem pouca
base e para sistematizar o estudo daqueles que não conseguem desenvolver o
hábito de estudar sozinhos em casa.
Estudante |
Para quem vai fazer cursinho, o ideal é programar
mais duas horas por dia de estudos. Não adianta apenas freqüentar as aulas.
Faça seriamente todos os simulados. Sente-se nas primeiras cadeiras da sala
para ter o melhor aproveitamento possível das aulas.
49ª. CURSO.
Lembre-se de que a escolha de um bom curso será
fator decisivo para seu sucesso profissional.
Conheça o curso que pretende fazer. Uma decisão
equilibrada é fundamental para que não perca o rumo na hora de estudar.
Consulte a lista dos melhores cursos no Brasil.
Revistas como Playboy, Guia dos Estudantes e o site do Ministério da
Educação divulgam as melhores universidades e cursos.
50ª. DECOREBA.
A maneira ideal de se guardar um conceito é por
meio do entendimento e não de decorebas.
Tenha o costume de anotar as observações dos
professores durante as aulas, faça resumos, marque com canetas coloridas o que
mais lhe chamar a atenção. As informações são retidas em nossa memória em 18%
quando ouvimos, e podem chegar a 90% quando escrevemos.
Portanto, não decore, aprenda. Só assim será capaz
de manipular seu conhecimento com criatividade. A tendência dos principais
vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.
51ª. DEPOIS DA PROVA.
Não conte nos dedos os dias que faltam para sair o
resultado.
Relaxe, pois seu excesso de expectativa pode se
tornar uma decepção muito grande se não passar.
Também não fique contando ponto por ponto, para
saber o total que conseguiu. Apenas confira cada questão e espere o
resultado.
Se for reprovado, não se desespere, porque muitas
outras chances surgirão em sua vida. Estude mais para o próximo vestibular que,
com certeza, obterá êxito.
52ª. DEPRESSÃO.
A depressão é uma conseqüência freqüente em
situações de pressão intensa.
Os exercícios físicos aumentam as substâncias
químicas cerebrais geradoras de bem-estar e irão ajudá-lo a sentir-se muito
melhor.
Os deprimidos precisam de motivação, palavras
amigas, carinho, compreensão, medicamentos adequados e ajuda — às vezes até de
Deus.
53ª. DESCANSO.
Após o almoço, descanse ou durma durante um período
de 30 a 60 minutos. Lembre-se de que bons resultados são conseguidos com 10% de
inspiração, mas, principalmente, com 90% de transpiração, ou seja, trabalho e
muita perseverança.
O sono tem grande importância na fixação dos
conhecimentos. Você pode estudar o dia inteiro, mas seu esforço terá sido em
vão se, em seguida, não tiver uma boa noite de sono. Enquanto dormimos o
cérebro fixa o que foi aprendido durante o dia.
Ninguém é de ferro ou absoluto a ponto de dispensar
um tempinho de lazer. Descanse sempre depois de um longo período debruçado
sobre livros e apostilas. Outro ponto importante para garantir o equilíbrio do
vestibulando durante as provas é o descanso do corpo, com uma boa noite de
sono, de seis horas no mínimo.
54ª. DESCONFORTO.
Evite tudo aquilo que causa desconforto, como, por
exemplo, estudar com fome. Ansiedade e depressão? Tente deixá-las de lado, para
que tenha um rendimento máximo na hora dos estudos.
55ª. DESESPERO.
A prova do vestibular é o término de um processo.
O conhecimento exigido no vestibular é construído
ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio.
O melhor momento para aprender é a explicação em
aula, seja em colégios ou em cursinhos, à qual o aluno deve prestar o máximo de
atenção.
Jamais estude em última hora o que não aprendeu o
ano todo. Ninguém consegue assimilar assuntos extensos momentos antes de uma
prova, e o estudo precipitado pode confundir aquilo que foi realmente
aprendido.
56ª. DESINTERESSE.
As seguintes frases são típicas de aluno preguiçoso
e desinteressado: “Não sei fazer, sou burro; nada entendi; essa matéria é muito
difícil; é muito assunto; é preciso adiar a prova; por favor, não marque prova
para segunda-feira”.
57ª. DETERMINAÇÃO.
Perseverança e dedicação são ingredientes
fundamentais para o sucesso de seus estudos.
Não adianta xingar as provas do vestibular, falando
que é tudo decoreba, pois esse tipo de desculpa não leva a lugar algum.
Mesmo que a prova esteja lhe parecendo muito
difícil, não desista dela. Pense que todos estão concorrendo em condições
iguais e que, se acreditar, seu desempenho vai crescer muito. Se porventura não
for aprovado, é porque não estudou o suficiente.
58ª. DEUS.
Acredite sempre em Deus, que Ele o ajudará. Mas
lembre-se de que Deus só ajuda a quem se ajuda, ou a quem cedo madruga. Isto é,
terá de estudar muito para merecer a proteção divina.
59ª. DIA DA PROVA.
Tome um longo banho, para relaxar, e um café da
manhã reforçado.
O estresse aumenta a transpiração, portanto, tome
muita água ou suco de frutas nesse dia.
Afaste-se dos pessimistas de plantão e, também, dos
eufóricos que afirmam gabaritar as provas.
O almoço deve ser leve, à base de verduras e
legumes, frango ou peixe grelhados e frutas. Refeições pesadas podem causar
sono e retardar o raciocínio.
60ª. DICIONÁRIO.
Utilize, sempre que necessário, um bom dicionário,
a fim de não engolir palavras de significados duvidosos ou mesmo
desconhecidas.
61ª. DISCIPLINA.
Crie um horário de estudo rígido e não se afaste
dele.
O tempo de sono, por exemplo, tem que ser
preservado.
Levante cedo, trabalhe duro e deixe as futilidades
de lado.
Na alimentação, dê preferência a frutas, líquidos e
alimentos leves.
Remédios contra a ansiedade e estimulantes não
devem ser tomados por conta própria.
A disciplina nos estudos é importante, mas deve
haver espaço para o lazer. O lazer diminui a possibilidade do estresse.
62ª. DOCUMENTOS.
Faça uma cópia autenticada da carteira de
identidade e do cartão de ingresso, por precaução. Não os guarde junto com os
originais.
63ª. DORMIR.
Não durma logo após o jantar. O ideal é manter um
intervalo de quatro horas até a hora de dormir.
64ª. DOWNLOAD.
Download é um mecanismo de transferência de arquivos, ou
seja, é a forma de se obter um arquivo qualquer da Internet, seja no
formato de música (MP3), jogo, aplicativo, material para estudo. É uma
ferramenta de trabalho valiosa que a Internet oferece, gratuitamente,
que muito contribuirá com o aprendizado dos estudantes em qualquer área.
65ª. DROGAS.
A cocaína e a maconha provocam esquecimento.
Elimine todas as drogas, como álcool,
tranqüilizantes, etc.: tudo isso age no sistema nervoso central.
66ª. DURANTE A PROVA.
Fique atento quanto à duração da prova.
Na prova escrita, planeje mentalmente as respostas
antes de colocá-las no papel.
Não perca muito tempo para resolver um quesito;
responda primeiro aos mais fáceis.
Leia com muita atenção as questões para entender
claramente o que está sendo pedido.
Preste bastante atenção nos enunciados das questões
e tome cuidado com as pegadinhas.
Não deixe para o final o preenchimento do gabarito:
faça-o quando estiver faltando dez minutos para o término do exame.
67ª. DÚVIDAS.
Não leve dúvidas para casa. Aproveite ao máximo a
presença do professor em sala de aula. Portanto, tire suas dúvidas somente com
pessoas certas.
68ª. ENUNCIADO.
O enunciado diz tudo: fique restrito a ele.
Interprete-o na íntegra, ao pé da letra, sem inventar nada.
69ª. EQUILÍBRIO.
Tão importante quanto manter o controle da situação
é manter o equilíbrio! Extermine a preguiça, ou, num outro extremo, a tentativa
de fazer mais do que realmente consegue. Em ambos os casos corre o risco de
acabar não fazendo nada.
Muitas informações juntas ao mesmo tempo acabam
atrapalhando a atenção, já que o cérebro tende a se dispersar depois de alguns
minutos, podendo perder informações importantes. Faça uma coisa de cada vez!
Ler e assistir TV ao mesmo tempo não é, definitivamente, uma boa idéia!
70ª. ESCREVER.
Escreva pelo menos duas redações por semana,
procurando variar o estilo. Faça uma informativa, outra existencialista, e,
ainda, uma histórica, modificando os temas, pois isso o ajuda a desenvolver a
escrita e a articular o pensamento. Escrever bem não tem fórmula: é algo que se
conquista ao longo do tempo, com muito treino.
71ª. ESPIÃO.
Não espie a prova do vizinho. Os fiscais não são
cegos! Já pensou ser eliminado do vestibular por pura infantilidade?
72ª. ESQUEMAS.
Faça esquemas, gráficos, mapas, resumos, sempre que
desejar dominar um conteúdo extenso.
73ª. ESTIMULANTES.
Abandone o fumo e beba só socialmente.
O café possui cafeína, um estimulante que pode
aumentar a ansiedade.
Não ao fumo, álcool, café e remédios. Em excesso,
atrapalham o metabolismo do organismo.
O uso de medicamentos, indiscriminadamente, pode
causar efeitos colaterais. Só tome remédios indicados pelo médico.
74ª. ESTRESSE.
Excesso de trabalho não é sinônimo de estresse.
Tudo depende de como se vivencia os problemas. Quem aprende a mudar o que pode
ser transformado e sabe conviver com o que não há jeito, praticamente elimina a
possibilidade de desenvolver o distúrbio. O estresse positivo torna a pessoa
mais forte em momentos difíceis e leva-a a resolver seus problemas num curto
período de tempo.
Cansaço, irritação, ansiedade, tensão muscular. Se
apresenta estes sinais de forma constante e com muita intensidade, e se, depois
de uma consulta médica, não encontrou a causa física, provavelmente está sofrendo
de estresse. É uma reação do organismo a um fato que muda a nossa rotina. Não
precisa ser um acontecimento ruim. Pode ser conseqüência de uma situação de
felicidade, medo, perda, etc.
O estresse altera o humor, a fome e o sono, e pode
desencadear perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até
hipertensão. A maneira mais fácil de detectar o distúrbio é prestar atenção a
todas as alterações do organismo, principalmente a questões de ordem emocional.
Problemas no relacionamento familiar, queda na produtividade, baixa auto-estima
e sensação de estar desajustado com o mundo são conseqüências diretas do
estresse. Para dominá-lo, basta assumir uma atitude relativamente simples:
pensar positivo. Realizando-se as tarefas diárias com satisfação, elimina-se o
que é desnecessário e valoriza-se a qualidade de vida.
75ª. ESTUDAR.
Aproveite o trajeto no ônibus ou as folgas no
trabalho para repassar o que já foi estudado.
Estude com energia, persistência e determinação.
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer, também, muita
disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o
aprendizado se realize com máxima eficiência e em pouco tempo.
A preparação para uma prova não envolve só
conhecimento. Quando há muita coisa em jogo, como é o caso do vestibular, as
emoções são um item de peso. Não há uma regra milagrosa para garantir o
controle emocional. O apoio irrestrito dos pais, amigos e dos professores será
muito importante.
O estudo em sala de aula deve ser complementado em
casa, especialmente no que se refere às aulas expositivas, em que o aluno só
escuta. Lembre-se de que, enquanto o professor está expondo a matéria, tudo
parece mais simples. No entanto, ao se debruçar sobre o livro, as dúvidas
começam a surgir. E nada melhor que uma dúvida para estimular o aprendizado,
pois, nessa hora, a atenção fica totalmente voltada para o conteúdo a ser
estudado.
76ª. ESTUDAR EM CASA OU FAZER CURSINHO?
O cursinho pode até atrapalhar.
Estudar em casa é essencial para quem quer
ingressar na universidade.
Fazer cursinho, sem conseguir tempo e disposição
para estudar em casa, não adianta.
77ª. ESTUDAR EM ÚLTIMA HORA.
A prova do vestibular é o término de um processo.
O conhecimento exigido no vestibular é construído
ao longo do Ensino Médio.
O melhor momento para aprender é a explicação em
aula, à qual o aluno deve prestar o máximo de atenção.
78ª. ESTUDAR EXCESSIVAMENTE.
Estudar demais, desesperadamente, inclusive logo
após as refeições, é perigoso para a saúde e pode causar bloqueio.
Quando as provas estiverem próximas, faça uma
revisão geral, sem atropelos de última hora. Apavorar-se e entrar em pânico não
vai resolver seu problema.
Ao extrapolar o hábito de estudar o estudante acaba
perdendo a capacidade de assimilar o conteúdo. Portanto, é necessário que
relaxe para que não haja saturação da mente.
Os estudantes que concorrem a uma vaga na
universidade e estudam exageradamente às vésperas das provas podem ter sua
classificação comprometida. Exaustos, podem sofrer um "apagão" no
momento em que estiverem respondendo às questões e puxando pela memória.
79ª. ESTUDAR SOZINHO.
Aprender a estudar sozinho exige organização e
perseverança.
Se não tem condições financeiras para pagar um
cursinho, enfie a cara nos livros. Sua força de vontade e determinação
vencerão.
80ª. EXEMPLOS, GANCHOS.
Elabore seus próprios exemplos (ganchos),
relacionando os conteúdos estudados. O método mnemônico é um bom recurso para o
aprendizado. Pode ser usado, por exemplo, na associação de uma matéria com
alguma música que possa cantarolar aonde quer que vá.
81ª. EXERCÍCIO DIFÍCIL.
Evite fixar-se em conteúdos ou exercícios com algum
grau de dificuldade até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante,
retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos, que podem,
inclusive, ajudar a resolver questões anteriores.
82ª. EXERCÍCIOS.
Não perca nenhum exercício. Eles são oportunidades
ímpares para treinar a situação da prova e aprender a controlar suas emoções, o
tempo e a desenvolver métodos mais eficientes de ataque e resolução de
questões.
A solução de muitos exercícios é que vai consolidar
a aprendizagem e proporcionar melhor fixação de todos os conteúdos. Portanto,
faça muitos exercícios, às centenas, sempre refazendo os que errou. Eles o
ajudam a memorizar mais facilmente o que estudou.
83ª. EXERCÍCIOS, PROBLEMAS.
Estudar Física, Matemática e Química, por exemplo,
sem fazer centenas de exercícios e problemas, é impossível. Só se aprende
treinando.
Estude as ciências exatas fazendo uma infinidade de
exercícios. A prática constante leva à mecanização de certos procedimentos que
poupam um tempo precioso na hora da prova.
Prefira os exercícios com respostas. Eles lhe dão a
possibilidade de rever todo o procedimento em caso de erro. E essa prática é
uma forma de sedimentar conhecimentos e fixar a matéria.
84ª. FACULDADE.
Investigue a faculdade onde pretende estudar.
Visite-a, passeie pelos seus corredores, observe dentro das salas de aula,
entre nos laboratórios e bibliotecas e tire suas conclusões.
Outras informações de suma importância: lista
de professores, titulação de cada um, relação dos cursos oferecidos
e avaliação que cada curso obteve no último Provão do MEC.
O risco de se sair de uma faculdade totalmente
despreparado para o mercado de trabalho realmente existe. Para evitá-lo é
preciso, antes de mais nada, escolher com muito cuidado onde pretende
estudar. Se terminar seu curso numa faculdade ruim terá remotas chances de
conseguir uma colocação no concorrido mercado de trabalho.
85ª. FALTA UMA SEMANA.
Calma.
Alivie a carga, mas seja fiel à sua escolha.
Na véspera da prova, abandone as apostilas.
Use o tempo para rever conceitos fundamentais.
Depois de tanto esforço, talvez o melhor seja
pensar que o destino já está traçado.
86ª. FAMÍLIA.
Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o
estudo.
Os pais não devem ficar repetindo ao filho que
passaram no vestibular logo na primeira tentativa. A auto-estima dele vai para
baixo. Filho não é xerox do brilho dos pais.
Todo o grupo familiar deve colaborar com o
vestibulando, mas sem cobrar dele um tempo exagerado de estudo, por exemplo,
para não aumentar sua ansiedade. É preciso reconhecer o esforço do filho e
saber acalmá-lo e elogiá-lo quando ele se mostrar mais sensível e inseguro.
Quando estiver exausto, prestes a jogar a toalha, é recomendável animá-lo. Uma
palavra de incentivo dos pais pode valer muito mais do que horas de terapia.
87ª. FÉ.
Se for para ajudar, tudo é válido, até “macumba”!
Se sua mãe ou sua avó costumam fazer aquelas
simpatias ou rezas bravas, aceite-as de bom grado.
O vestibular é muito concorrido e toda ajuda de
Deus sempre é bem-vinda! Não vale só pela reza em si, mas, também, pela
providencial troca de carinho e de bons fluidos entre você e os membros de sua
família.
88ª. FIGURAS.
Um erro muito comum, principalmente no que se
refere às questões de exatas, é acreditar cegamente nas figuras.
Cuidado! As figuras são apenas ilustrativas e nem
sempre mostram a coisa como realmente é. Exemplo: na figura, um certo ângulo
aparenta ser obtuso, enquanto, na verdade, por meio de cálculos, verifica-se
ser ele agudo.
89ª. FILME.
Assistir a filmes é uma maneira agradável e
proveitosa de estudar, principalmente nos finais de semana, quando precisamos
relaxar um pouco mas somos perseguidos pelo fantasma da culpa de não estarmos
estudando. Adaptações cinematográficas de obras literárias servem de auxílio
para compreender os livros. Afinal, cinema também é cultura.
Veja, a seguir, a descrição de alguns filmes
interessantes.
Vidas Secas. É bom ler o livro antes de assistir à película
para não se deixar influenciar.
O Gladiador. É uma boa opção para os amantes das histórias da
decadência do Império Romano, com direito a invasões bárbaras, heróis e
combates à moda antiga.
Danton, o processo da revolução. Uma boa pedida para compreender
a importância da revolução liberal que marcou a Europa. A Revolução Francesa é
tema constante de vestibulares e concursos.
Morte e Vida Severina. Sua música incidental, de Chico
Buarque de Holanda, emociona e revolta. Faz-nos pensar sobre a condição de vida
miserável imposta a milhares de nordestinos, que geralmente é ignorada pelos
brasileiros. Belas paisagens, sem contar a excelente interpretação dos atores.
Elizabeth. Conta a história da Rainha Elisabeth (Isabel) da
Inglaterra, filha de Henrique VIII (criador da Igreja Anglicana que aceitava a
separação conjugal) com Ana Bolena (causa da sua separação). Elisabeth, a
“rainha virgem” (não no sentido sexual, mas porque não teve filhos), promoveu a
ascensão da Inglaterra à condição de grande potência. A obra trata desde a
subida ao trono da Inglaterra até a consolidação de seu poder por intermédio da
perseguição a seus inimigos mais ferrenhos, que a acusavam de trair a fé
católica.
90ª. FÍSICA.
Não deixe de estudar: movimento circular e
uniforme; composição de movimentos; força centrípeta; lei de Arquimedes;
dilatação dos líquidos; espelhos planos e esféricos; equação fundamental da
ondulatória; resistores elétricos; lei de Coulomb (força eletrostática);
movimento de partículas eletrizadas, etc.
91ª. FORÇA DE VONTADE.
A boa vontade é uma varinha mágica que abre todas
as portas.
A atividade intelectual é movida pela energia da
vontade e é legitimada pela ação.
Uma vontade forte é uma esperança realizada. Esta é
uma verdade para quem estuda, porque vence quem insiste e persiste.
O aluno não pode esperar milagres da escola e dos
professores. Como se nota, a perseverança e a disciplina são as chaves do
sucesso nos estudos.
92ª. FUTURO.
Você é capaz de subir um degrau a cada pensamento
digno e confiante.
Olhe sempre para cima! No ponto mais alto da
imaginação está seu merecido lugar.
93ª. GENERALIZAR.
Não generalize!
Jamais confunda alguns com todos ou poucos
com nenhum.
94ª. GEOGRAFIA.
Já aconteceu de esquecer quais são os nove planetas
do sistema solar?
Atenção para questões que se relacionam com fatos
recentemente noticiados pela mídia.
Fique esperto também diante de noticiários dos
jornais nacionais transmitidos pelas emissoras de TV.
Para um melhor resultado, o programa deve ser
utilizado com vistas a analisar a realidade, temas atuais e problemas que
assolam o Brasil e o mundo.
É provável a incidência de quesitos sobre vulcões
ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, Israel, Iraque, Palestina, clima,
vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
A cada vestibular, as provas de Geografia se tornam
cada vez mais complexas. Uma boa preparação exige cuidados do estudante, como
conhecer muito bem todo o conteúdo de Geografia Geral e do Brasil, dentro do
programa do segundo grau.
Como as provas estão cada vez mais difíceis, o
aluno deve treinar sua capacidade de análise e interpretação, não apenas de
textos, gráficos, tabelas e espaços geográficos, mas também sua capacidade de
identificar esses espaços e inter-relacionar fatos que parecem ter uma ligação
que não têm.
Questões sobre Pirâmides Etárias são constantes nas
provas de Geografia. Costumam cair, igualmente, muitos quesitos sobre os
diferentes tipos de vegetação do território brasileiro. O Agreste, por exemplo,
constitui uma zona nordestina, de solo pedregoso com pouca vegetação, que
separa a mata do sertão.
Para ir bem na prova de Geografia, não basta grudar
mapas pelas paredes do quarto. Deve, freqüentemente, dar uma olhada nos jornais
e revistas, à procura de informações sobre os últimos grandes acontecimentos
mundiais e nacionais, já que muitos deles terão presença certa na sua prova de
vestibular.
95ª. GLICOSE.
Todos devem fazer lanches ricos em vitaminas C e E
e alguns minerais, como magnésio, zinco e potássio.
O estudante deve manter sempre equilibrado o
suprimento de glicose, pois o cérebro se nutre de glicose pura. Durante os
estudos, há um gasto muito grande de energia.
96ª. GRAMÁTICA.
Atenção aos pronomes: este e aqueles.
Erros de concordância também são fatais. Coisas do
tipo: "hoje em dia, a vida tem menas problemas do que...".
97ª. HISTÓRIA.
Interprete e não decore: escravismo antigo e
colonial; cultura clássica e renascimento cultural; feudalismo e capitalismo;
índio, negro e branco na formação social brasileira; ditaduras militares na
América Latina; nova ordem mundial e globalização, etc.
98ª. HORÁRIO.
Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente.
Estipule um horário para iniciar seus estudos e
para acabar também. De preferência, num período em que não tenha outras
atividades.
99ª. IDÉIAS.
Discuta com pessoas credenciadas aspectos, pontos
ou assuntos da programação que porventura apresentam um caráter mais complexo.
A troca de informações é sumamente importante para o aperfeiçoamento de sua
aprendizagem.
100ª. INGLÊS.
É essencial ter bom vocabulário e o hábito da
leitura.
Questões gramaticais: tempos verbais, verbos
anômalos, voz passiva e discurso indireto.
As provas atuais enfatizam a leitura e a
compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um
texto em língua estrangeira.
101ª. INÍCIO DO ESTUDO.
Não invente desculpas nem compromissos: sempre
sobra um tempinho.
Faça um planejamento criterioso, antes de começar a
estudar de qualquer maneira.
Lembre-se: só entra na faculdade aquele aluno que
vem se preparando há um bom tempo. Em outras palavras: quem estudar na véspera,
não passará!
Não adianta estudar para o vestibular da mesma
forma que estudava para o colégio, às véspera da prova! As questões do
vestibular envolvem raciocínio e amplo conhecimento do assunto.
Seja franco com você mesmo e escreva no papel quais
as matérias em que esteja mais fraco. Faça um traço forte debaixo das
disciplinas mais críticas. Priorize-as. Organize-se de forma a estudar algumas
horas por dia. Por mais tedioso e desgastante que pareça, esforce-se!
102ª. INTERCÂMBIO.
O intercâmbio com outro país é a melhor opção para
aprender um novo idioma. As empresas especializadas oferecem serviço para quase
todas as idades nas mais diversas áreas. É possível escolher a cidade, o
programa ou a escola na qual deseja estudar.
Trocar idéias com os colegas também pode ser uma
boa opção, pois sempre um acaba ajudando o outro e assim todos crescem.
Para maiores informações, visite os sites: http://www.yazigi.com.br http://www.ciee.org
http://www.stb.com.br.
103ª. INTERESSE.
A primeira condição para um bom aprendizado é o
INTERESSE. Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e inútil.
104ª. INTERNET.
O estudo pela Internet é rápido, eficiente e
o material didático está sempre atualizado.
Use a internet em seus estudos. Realize
pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de
aprendizagem.
Abaixo seguem algumas páginas riquíssimas de
pesquisa escolar para estudantes de qualquer nível cultural.
PORTUGUÊS.
Uma das melhores homepages na área de
literatura.
Página nota dez, com muitos exercícios e dicas
úteis de gramática e redação, além de curiosidades sobre a língua pátria.
Homepage com resumos de livros literários que dão uma visão
geral das obras, embora seja altamente recomendável também ler os textos
originais na íntegra.
Página do Professor Jorge Dias, de Salvador, BA.
Mostra uma série de provas interessantes muito úteis para o treinamento do
vestibulando. Dispõe também de redações premiadas que servem de exemplos
àqueles que buscam a tão desejada nota dez.
VESTIBULAR EM GERAL. PESQUISA ESCOLAR.
A Internet na educação. Uma das melhores homepages
para pesquisa escolar.
Uma das páginas mais completas abrangendo um
universo imenso sobre orientação profissional, simulados, testes, revisões,
estágios, notícias.
É um ótimo site chamado Bússola Escolar.
Dispõe de uma variedade imensa de links para estudo on-line e
para a realização de pesquisas escolares de alta qualidade.
A homepage demora um pouco para abrir, mas
vale a pena, porque é muito diversificada, quase completa. Dá para se pesquisar
à vontade, sobre as mais variadas matérias.
Site excepcional, bem desenvolvido, com os tópicos mais
comuns de todas as matérias do ensino médio. Nota dez para o estudo on-line
e para o instrumento precioso que muito ajudará o estudante na hora de
fazer pesquisa escolar.
105ª. INTERRUPÇÃO.
Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico
para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou. Nada de esforços ou perda
de tempo inúteis.
106ª. INTUIÇÃO.
Existe uma força especial dentro de cada um de nós,
que nos foi dada por Deus: a nossa intuição. Ela funciona como um radar que nos
guia em meio a uma nebulosidade. Intuir é decidir quando a racionalidade
falha.
Certas questões de Literatura e de História são
bastante enevoadas e, para acertá-las, precisamos apelar para nossa intuição,
sediada no hemisfério direito do cérebro.
Se tentarmos usar o raciocínio convencional
lógico-matemático, erraremos feio essas questões intuitivas. O entendimento de
textos é uma atividade nitidamente intuitiva e pouco racional.
107ª. JORNAIS, REVISTAS.
Cultive o lazer útil.
O hábito da leitura é fundamental para o candidato
sair-se bem na prova de redação.
As provas de História e Geografia, quase sempre,
baseiam-se em fatos que estiveram no noticiário — alguns vestibulares têm
provas de atualidades.
Em vez de assistir à programação televisiva de
baixo nível dos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e
revistas sérios, de alto conteúdo informativo.
108ª. LAZER.
Divirta-se.
Reserve todos os dias um tempo para o prazer.
Vá ao cinema esporadicamente, leia, cuide dos seus
afazeres, passeie com o cachorro, etc.
O riso e a distração, por exemplo, são importantes
meios de prevenção contra o estresse.
109ª. LEITURA.
Para melhorar a leitura, devemos evitar a
vocalização, que é o seguinte: quando lemos, tendemos a vibrar as cordas
vocais, como se estivéssemos lendo em voz alta. Isso é um cacoete herdado da
época do primário, quando a professora nos mandava ler para que todos nos
ouvissem. Agora, não precisamos mais vocalizar.
Portanto, leia apenas com o cérebro, sem vibrar as
cordas vocais. Policie-se no começo e conscientize-se de que, para ler, não
precisa ativar a garganta. Faça de conta que ela não existe, que é mudo.
110ª. LIMITE.
Não queira se transformar em um super-herói.
Identifique seus limites. No caso de cansaço, não tente buscar refúgio ou força
para continuar. Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando
estiver cansado, deite e durma. No dia seguinte ou mesmo depois de algumas
horas de descanso, acordará com mais disposição, certamente!
Vestibular é vida e não o contrário dela. A idéia é
descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou
sacrificar o sono sem conseguir se concentrar.
Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos
dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados.
111ª. LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Estudar outro idioma requer interesse e dedicação.
Além de estudar os pontos básicos, o aluno deve ler
muito.
Para a prova de língua estrangeira, enriqueça seu
vocabulário.
Provas baseadas em pequenos textos aumentam a
necessidade de se conhecer as palavras para uma correta interpretação.
Seja em inglês, espanhol ou francês, os concursos
exigem muita leitura e vocabulário, mas conhecer a gramática é
indispensável.
Os candidatos devem pegar firme nos estudos desde o
nível básico. Somente assim obterão êxito nas provas de língua estrangeira.
Há um grande número de revistas importadas sobre os
mais variados temas. Com um bom dicionário do lado e muita disposição, não há
como desafinar na prova.
112ª. LÍNGUA PORTUGUESA.
Na segunda fase, a prova de Língua Portuguesa dá
espaço privilegiado para o texto, que serve de referência para quase todas as
questões.
Nunca é demais insistir no fato de que, numa prova
escrita, avalia-se não apenas o conteúdo da resposta, mas também o modo de
redigi-la.
A banca de professores, que prepara as provas do
vestibular, costuma colocar nos exames de Língua Portuguesa trechos de “Os
Sertões”, de Euclides da Cunha (1866-1909).
113ª. LÍQUIDO.
Tome bastante líquido para hidratar o corpo,
mantendo o volume dos vasos e facilitando os fluxos. Mas tome-o vagarosamente:
é um bom exercício para diminuir a ansiedade.
Pode abusar de líquidos não alcoólicos,
principalmente da água (um copo a cada duas horas), para evitar problemas de
desidratação. Nas refeições, tome um suco de fruta ou água-de-coco.
114ª. LITERATURA BRASILEIRA.
As provas de Literatura Brasileira nos vestibulares
em geral costumam abordar muito o Romantismo. Dessa fase, é fundamental a
leitura dos livros de José de Alencar (“Iracema”, “O Guarani”), Bernardo
Guimarães (“A Escrava Isaura”) e, também, das obras dos poetas Álvares de
Azevedo, Castro Alves e Casemiro de Abreu.
115ª. LIVROS OBRIGATÓRIOS.
Leia os livros obrigatórios. Uma boa indicação é
também ler os resumos. Existem, no mercado, alguns livros-resumo que contêm uma
boa análise de cada um dos livros obrigatórios. Dois autores recomendados são
Geraldo Chacon e Célia Passoni.
116ª. LOCAL DAS PROVAS.
Quando for divulgado o local da prova, vá
conhecê-lo. Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais
de estacionamento. Não corra o risco de um atraso no dia do exame.
117ª. LOCAL DE ESTUDO.
Não estude deitado, porque vai cair no sono.
Evite lugares onde o barulho ou o movimento possam
causar distrações.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar
sérios problemas posturais.
Deixe todo o material necessário à mão, para evitar
interrupções desnecessárias.
Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado.
Quando o calor estiver incomodando, ligue o ventilador ou o
ar-condicionado.
Escolha, também, mesa e cadeira confortáveis, que
não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas, depois de horas de
estudos.
118ª. MÃES.
Há uma forte correlação entre o nível intelectual
da mãe e o ingresso de seus filhos nos vestibulares mais disputados.
Que Deus abençoe as supermães do nosso lindo e
vasto Brasil, pois elas respondem pelo sucesso de seus rebentos nos
vestibulares mais apertados e ferrosos.
Está cientificamente provado que as mães têm uma
participação decisiva e efetiva nas realizações e conquistas de seus filhos.
Suas ações e valores existenciais forjam parte considerável do caráter deles.
119ª. MANTENHA VIVA A CHAMA.
Jamais perca o foco do seu objetivo principal, que
é o de ser aprovado no vestibular com o qual tanto sonhou.
Não assista às aulas apenas como se fosse mais um
compromisso de rotina. Ao contrário, vibre com tudo o que aprender e ocupe
prazerosamente o tempo livre para estudar cada vez mais.
120ª. MARCAR.
Elabore comentários escritos, a título de
interpretação de temas, quando couber. Não deixe acumular matérias e procure
esclarecer de imediato suas dúvidas.
Faça uso de vários recursos de aprendizagem e
fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou trechos, anotar e
fazer chamadas à margem do texto.
121ª. MATEMÁTICA.
Estude álgebra, geometria, trigonometria e
geometria analítica.
Há questões que não dependem de conhecimento.
Nessas questões, o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com atenção
e faça uma boa interpretação.
122ª. MATERIAL.
Evite correrias de última hora.
Separe todo o material nas noites anteriores aos
dias das provas: lápis, canetas, borrachas e documentos.
123ª. MATERIAL DE ESTUDO.
Precisa de algo direcionado e objetivo.
Não adianta estudar horas a fio se seu material de
estudo for ruim.
Os livros de volume único, que englobam todo o
conteúdo do segundo grau, apesar de úteis, não são satisfatórios, por serem
excessivamente condensados. Estude em livros mais atuais, cujos autores são os
melhores do mercado editorial.
124ª. MEDICAMENTOS.
Não apele para os medicamentos.
Já houve vários casos de alunos que perderam a
prova por dormirem demais em função dos remédios.
125ª. MEDO.
O medo é natural durante os exames. Não se assuste
com ele. A permissão para que se manifeste pode diminuir muito sua
ansiedade.
126ª. MESA.
Escolha uma mesa com altura adequada para que não
precise ficar encurvado. Lembre-se de que a boa postura é uma das melhores
formas de proteger a coluna.
127ª. MÉTODO DE ESTUDO.
Absorver várias informações ao mesmo tempo é
impossível, afinal ninguém é gênio. Não dá para ler e assistir TV
simultaneamente. É preciso decidir por um ou por outro.
Quando estiver estudando uma matéria e perceber que
o rendimento ou a concentração estão deficientes e o período destinado ao
estudo ainda não acabou, passe para outra disciplina. A mudança de assunto
favorece o aumento da atenção.
128ª. MISTURAS.
Algumas "misturas", como coca-cola com
café, pó de guaraná com acerola e bebidas energéticas acabam prejudicando o
sono e, de quebra, ainda afetam a memória e a capacidade de concentração.
Portanto, não entre nessa fria!
129ª. MODERNISMO.
Um livro chave do modernismo brasileiro é
“Macunaíma”, de Mário de Andrade. Publicado em 1928, a obra serve de guia para
se entender o contexto efervescente do período. A obra já é diferente em sua própria
forma: “Macunaíma” é uma rapsódia, ou seja, uma “costura” de lendas
brasileiras, plenas do folclore nacional.
Quanto ao conteúdo, nem se fala: o texto é regido
por uma linguagem popular, regional, livre e inovadora. Mário de Andrade
subverte o tradicional mito nacional e o transforma em um personagem malandro,
sem caráter, porém de bom coração, passional e alegre. Leitura essencial.
130ª. MOTIVAÇÃO.
É a palavra-chave que estimula o jovem a estudar,
mostrando-lhe que “enfiar a cara” nos livros também pode ser divertido e
saudável. Afinal, poderia haver motivação maior que se preparar para uma bela
carreira profissional e realizar um grande sonho pessoal e familiar?
131ª. NÃO DESISTA.
Quando as coisas andarem mal, como às vezes
acontece;
quando a estrada que estiver percorrendo parecer só
morro acima;
quando os fundos estiverem baixos, e os débitos
altos;
quando as preocupações estiverem pressionando-o
para baixo...
Descanse, se precisar, mas NÃO DESISTA!
A vida é estranha com suas reviravoltas.
Não desista, embora o ritmo pareça lento;
o sucesso pode surgir com mais um passo.
Sucesso é o outro lado do fracasso;
é o matiz cinza das nuvens da dúvida...
132ª. NÃO ESTUDE ASSIM...
Somente um estudante preguiçoso e relaxado ousa
afirmar: "isso não vai cair"!
Evite decorar, sem entender e, também, estudar
somente o que julga que será pedido nas provas.
Não “passe a vista” vagamente por toda a matéria e
fuja da ociosa "esperança" de que algumas questões não cairão no
exame. Prepare-se adequadamente para fazê-las.
133ª. NÃO MUDE.
Jamais mude a alternativa assinalada.
O impulso é mais certeiro, fato já estatisticamente
provado.
Há muitos casos de vestibulandos que trocaram a
opção marcada e erraram a questão.
134ª. NATURAL.
Seja o mais natural possível.
Evite o uso de palavras de efeito e difíceis só
para impressionar a banca. Muitos candidatos já “quebraram a cara” ao apelarem
para esse procedimento totalmente equivocado.
135ª. OBSESSÃO.
Não faça do vestibular uma idéia fixa.
Pense, simplesmente, que já está fazendo o melhor
que pode.
Converse sobre os mais variados assuntos com as
pessoas à sua volta.
Portanto, fé em Deus e mãos à obra!
136ª. OCUPAÇÃO.
Mantenha-se sempre ocupado nos momentos anteriores
à prova.
Ler, estudar, caminhar, ouvir música ou conversar
ajudam a baixar o nível de ansiedade.
Não adianta pensar nas horas de estudo trocadas
pela farra. O tempo não volta. Não será o fim do mundo, nem o apocalipse virá
no dia seguinte a um eventual resultado negativo.
137ª. OPINIÃO.
Cuidado: não projete opinião no enunciado! Ele não
é seu. A opinião válida é a do autor da questão.
138ª. ORGANIZAÇÃO. PLANEJAMENTO.
Organização do local de estudo, ter o material
escolar conservado e em ordem, apresentar os textos com limpeza, higiene e boa
letra fazem parte das virtudes de um estudante com um mínimo de
planejamento.
Quer ficar mais otimista? Valorize seu próprio
mérito. Analise o que lhe aconteceu de bom como resultado de seus esforços.
Comemore as conquistas. Ter orgulho de seus sucessos ajuda a desenvolver o
amor-próprio.
139ª. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
Muitos alunos, ao se aproximar do momento de optar
por uma carreira, vêem na orientação vocacional uma possibilidade de auxílio e
apoio. Há muitas instituições que fornecem esse serviço gratuitamente.
Um teste de orientação vocacional pode ser de
grande ajuda. Além disso, de acordo com alguns profissionais que "se deram
bem", o interessante é buscar uma formação que ofereça opções em diversos
caminhos, independente da escolha profissional; assim, poderá mudar de rumo,
caso ocorra congestionamento em uma determinada área.
140ª. OTIMISMO.
Seja otimista e cultive a felicidade em sua vida.
As pessoas pessimistas têm muito mais dificuldade
de vencer os inúmeros obstáculos que enfrentam na vida.
141ª. PACIÊNCIA.
Para assimilar qualquer coisa, a paciência é
fundamental.
Quem anda atrás de resultados rápidos tem sempre
grandes dificuldades para aprender.
Para se ter uma idéia do que a paciência é capaz de
fazer, basta que se observe uma criança aprendendo a andar. Ela cai, levanta,
torna a cair, levanta outra vez, e, no entanto, continua tentando, melhorando,
até que um dia anda sem cair. Imagine o que poderia o adulto realizar se
tivesse a paciência de uma criança!
142ª. PAIS.
O vestibulando deve dialogar com os pais para que
compreendam e respeitem suas decisões.
Uma recomendação é que não haja promessas de ambos
os lados, seja de aprovação ou de vir a ganhar um carro como recompensa, por
exemplo. Esse tipo de situação gera muita ansiedade e é prejudicial a todos.
143ª. PASSADO.
Olhe para trás! Veja quantos obstáculos já superou!
As lições e os erros do passado são muito importantes para seu crescimento cada
vez mais seguro e estável.
144ª. PENSAMENTO POSITIVO.
Seja sempre otimista.
Viva intensamente os momentos de alegria.
Busque as atividades que lhe dão mais prazer.
Assuma a responsabilidade e o controle da sua
vida.
Guie seu destino de acordo com seus valores e
ideais.
Seja mais você e preocupe-se menos com a opinião
alheia.
Não adote um comportamento passivo e uma postura de
vítima.
Pare de reclamar, pois as soluções para os
problemas sempre aparecem.
Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações,
lida melhor com as dificuldades.
145ª. PERSEVERANÇA.
Não pense, saiba.
Seja insistente e perseverante na busca de seus
objetivos, que seus sonhos se realizarão.
Tudo tem sua hora certa de acontecer; o que
precisamos fazer é apenas dar uma mãozinha à felicidade...
146ª. PONTOS DE VISTA.
Acredite em seus pontos de vista e defenda-os com
convicção. Eles são seu maior trunfo.
Não seja como as “Marias vai com as outras” que a
todo momento têm uma opinião diferente. No entanto, aja com humildade no
momento de reconsiderar um ponto de vista equivocado.
147ª. PORTUGUÊS.
Leia tudo o que encontrar pela frente.
A Língua Portuguesa, “flor do Lácio, inculta e
bela”, não é fácil. A única solução é estudá-la dia e noite, sem interrupção.
Ampliar o vocabulário é mais uma dica importante.
Faça uso de um bom dicionário sempre que tiver dúvida quanto ao significado de
algum vocábulo.
Quanto às indigestas regras gramaticais, apenas
decorá-las é uma inutilidade. Se, paralelamente, não resolver centenas de
exercícios, de nada vai valer ficar bancando o papagaio.
148ª. POSTURA.
Cada pessoa tem um ritmo diferente de estudo mas,
de qualquer forma, acaba passando muito tempo sentada. Procure uma postura
correta, assim vai se cansar menos. Além disso, levante-se de vez em quando e
dê uma boa "esticada" no corpo; isso vai ajudá-lo a recuperar o ânimo
e tira aquelas dorzinhas musculares que só atrapalham.
149ª. PRÁTICA.
A prática da disciplina, da concentração e da
paciência, em todas as fases da sua vida, constitui indispensável instrumento
para ajudá-lo a dominar, com excelência, não apenas a arte de estudar, mas,
principalmente, a arte de viver.
150ª. PREGUIÇA. VÍCIO EM PROFESSOR.
O aprendizado individual é o mais eficaz de todos.
Sem um mínimo de esforço ninguém consegue nada na
vida.
Se você é desses que se portam como “filhinho de
papai” e quer tudo nas mãos, o professor não vai resolver seu problema.
Fixamos a matéria, de forma definitiva, somente
quando quebramos a cabeça sozinhos, contando apenas com a ajuda do velho e bom
Deus.
A presença de um professor aumenta a velocidade de
resolução dos exercícios, é confortável e pouco estressante. Mas, por outro
lado, retemos pouco a teoria.
151ª. PREPARO PSICOLÓGICO.
Somente estudar e conhecer a matéria, apesar de
fundamental, não basta.
É preciso ter um bom preparo psicológico para não
pôr tudo a perder com o estresse da prova.
152ª. PRESSA.
Não tenha pressa!
Leia o enunciado da prova, no mínimo, duas vezes.
Só assim será capaz de assimilar todas as informações.
Porém, não se esqueça do tempo. Se estiver
demorando muito numa questão, pule para a próxima. Volte a ela no final.
153ª. PRESSÃO DOS PAIS.
O vestibular mexe muito com as emoções das pessoas,
que, se cobradas em excesso, podem até pirar.
A juventude é uma fase conturbada e as cobranças
apenas pioram tudo. Há que se manter o diálogo, mas sem imposições!
Os pais precisam deixar os filhos à vontade,
tranqüilos. Não devem exigir deles um desempenho acima de suas reais
possibilidades.
154ª. PRIORIDADE.
Dê prioridade aos seus estudos.
Seja persistente, estude primeiro e faça as
outras coisas depois.
O estudante não pode deixar de lado as matérias que
domina, mas também não deve priorizá-las.
Se surgir algum programa, passeio, telefonema de
amigos ou outra coisa menos importante, não “fure” os estudos.
Se deixa de estudar um dia, por um motivo qualquer,
daqui a pouco não estuda mais e o rendimento começa a despencar.
Uma alternativa para esse período final é tentar
atenuar as dificuldades que o aluno eventualmente tenha em algum conteúdo.
155ª. PROFESSORES.
Escolha uma boa equipe de professores.
O ensino de um curso pré-vestibular é diferente do
ensino regular por trabalhar com alunos que não são cobrados por meio de provas
ou trabalhos.
Por essa razão, a experiência didática dos
professores é fundamental para um aprendizado de melhor qualidade.
Por outro lado, a enorme quantidade de conteúdos a
serem explorados e o nível da prova tornam ainda mais importante o profissional
que a ministra, pois é necessário saber condensar os assuntos, ao mesmo tempo
em que se eleva cada vez mais o nível do aluno na sala de aula.
Sendo assim, nunca deixe para amanhã a dúvida que
pode tirar hoje. Procure os professores após a aula ou nos intervalos.
156ª. PROFISSÃO.
A falta de informações sobre uma carreira
específica pode também contribuir para uma equivocada escolha
profissional.
O importante é não embarcar na profissão da moda,
mas, sim, naquela que for mais “futurosa” em termos de mercado de trabalho.
O jovem vê-se obrigado a decidir qual será sua
carreira numa idade em que não desfruta de muita experiência de vida. Muitos
sofrem forte influência dos “palpites” da família.
Com medo de tentar algo novo, mesmo que promissor,
80% dos vestibulandos acotovelam-se numa acirrada disputa de vagas para as
carreiras de Medicina, Direito, Engenharia e Administração. O resultado disso é
que somente no estado de São Paulo, por exemplo, há centenas de jovens
desempregados e formados nessas carreiras. Infelizmente, muitos têm que
trabalhar em outras atividades para ganhar a vida.
157ª. PROIBIDO.
Escrever a lápis, somente no rascunho.
A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.
É terminantemente proibido o uso de corretor
líquido na prova.
158ª. PROVA.
Tente resolver primeiro as questões que você tem
certeza da resposta. Assim, sua segurança lhe abrirá o caminho para solucionar
as mais difíceis.
159ª. PROVA DE REDAÇÃO.
É importante que saiba que a prova de Redação não
avalia somente a capacidade de escrever sobre determinado tema ou o
conhecimento da modalidade culta da língua.
Outros fatores também serão considerados, como
limpeza, vocabulário simples, grafia bonita e legível, etc.
160ª. PROVAS SIMULADAS.
Será uma ótima maneira de se acostumar com a tensão
e o tempo do vestibular, além de, é claro, estudar.
As provas simuladas são importantíssimas! Faça
várias, mas levando-as a sério! Tente resolver todas as questões.
161ª. QUESTÕES ABERTAS.
Muito cuidado para não escrever muito, deixando de
responder ao que está sendo pedido.
Em caso de questões abertas, terá melhor desempenho
quem souber redigir bem e estruturar adequadamente suas idéias.
Respostas claras e objetivas são, obviamente,
sempre mais bem valorizadas que aquelas com muitos dizeres sem significado.
162ª. QUESTÕES DIFÍCEIS.
Não se desespere com as questões que não souber
responder.
Saiba escolher a ordem de resolução das questões na
hora da prova.
Por mais difícil que seja o curso para o qual se
inscreveu, poderá se classificar tranqüilamente sem “gabaritar” qualquer das
provas.
Não perca tempo com quesitos difíceis, pois eles
têm o mesmo valor dos fáceis. Comece pelos fáceis e vá resolvendo os outros num
nível progressivo de dificuldade.
163ª. QUESTÕES DISCURSIVAS.
Nas questões discursivas os professores recomendam
leitura atenta dos textos e repostas objetivas,
seguindo rigorosamente o que pede o enunciado.
164ª. QUESTÕES OPINATIVAS.
Cuidado com algumas questões opinativas de
História.
Se perguntarem o que achou da privatização da Vale
do Rio Doce, responda que foi péssimo, uma autêntica entrega do patrimônio
nacional para os estrangeiros, mesmo que pense de maneira diferente.
165ª. QUÍMICA.
Estude: ligações atômicas e forças
intermoleculares; conceito de mol; cálculo estequiométrico; oxidante e redutor;
ácido, base, sal e óxido; concentração de solução; cinética química; equilíbrio
químico; pilha e eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas, etc.
166ª. RACIOCÍNIO.
Estimule o raciocínio.
Não se limite a receber pensamentos prontos!
O conhecimento prévio sobre determinado assunto
facilita a aprendizagem do "novo"; já a memorização é maior quando há
associação dos conceitos recém-aprendidos aos que já sabemos.
Tenha o hábito de refletir sobre tudo o que lhe for
apresentado, questionando sua aplicabilidade no dia-a-dia, relacionando
informações recebidas, como, por exemplo, uma disciplina à outra, ou uma
fórmula a um ditado popular.
167ª. RAIVA.
Elimine todo e qualquer vestígio de revolta de sua
mente.
A raiva é um sentimento altamente dispersivo e
negativo, que diminui o rendimento do estudo.
168ª. RAPIDEZ.
Use todo o tempo disponível para a resolução das
provas e fique até o final.
Nada de correria; afinal, você não está disputando
uma prova olímpica de velocidade!
O recomendável é ler atentamente os enunciados das
questões, para interpretá-las corretamente.
Outra dica é garantir o máximo de acertos
com as questões consideradas mais fáceis, deixando para enfrentar depois as
mais complicadas.
169ª. RASURAS.
Nunca use corretivo!
O aconselhável é fazer, primeiro, a questão a lápis
e, depois, cobri-la com a caneta.
Em muitas provas dissertativas, o candidato é
obrigado a fazer a resolução da prova à caneta. Sendo assim, evite
rasuras!
170ª. RECEBIMENTO DA PROVA.
Ao receber a prova, leia as questões com calma e
atenção.
Ao deparar-se com alguma dificuldade, pule para
outra questão que possa responder mais rapidamente. Dessa forma, vai recuperar
a tranqüilidade e aumentar a confiança para resolver o restante da prova.
171ª. REDAÇÃO.
É na hora de fazer uma redação que vai descobrir a
importância da leitura.
Escreva, pelo menos, dez dissertações com temas já
aplicados em anos anteriores nas provas do vestibular para o qual irá
concorrer.
O ideal seria corrigi-las com a ajuda de um colega
considerado ótimo em redação ou por intermédio de um professor de
Português.
Ler os editoriais e opinião dos principais jornais
e revistas é imprescindível, uma excelente maneira de ampliar e qualificar seu
vocabulário.
Pegue as redações que elaborou durante o ano e
releia-as, observando as correções gramaticais feitas para não repetir os mesmos
erros.
Faça uma última redação, cronometrando o tempo
gasto. Procure terminá-la em uma 1h40min, no máximo, incluindo o tempo de
passá-la a limpo e submetê-la a uma revisão.
172ª. RELAXAMENTO.
Pense positivo.
Respire corretamente.
Não brigue com a situação.
O vestibular é uma realidade que deve ser
enfrentada com disposição.
Respirar de maneira adequada traz vantagens para o
corpo e a mente.
Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e
concentre-se na sua respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o
ar dos pulmões. Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique esse
exercício.
173ª. RELEITURA DA PROVA.
Quando terminar de fazer o exame, descanse um
pouquinho e releia a prova, com muita atenção, e confira todas as questões, se
houver tempo.
174ª. RELÓGIO.
Nunca releve o tempo!
A ausência de um relógio vai deixá-lo inseguro e
desorientado.
Para a prova, leve um relógio confiável, de
preferência dotado de despertador ou cronômetro, mas sem calculadora.
175ª. REMÉDIO.
Não tome calmantes ou sedativos para fazer a prova.
Os calmantes podem deixar sua mente sonolenta e
inativa. Muito cuidado, portanto!
Uma certa apreensão antes do exame é normal em
qualquer estudante e, uma vez iniciada a prova, tudo passará.
176ª. RESPIRAÇÃO.
Respire sempre, procurando encher todo o tronco: a
oxigenação estimula o bom funcionamento do cérebro e de todo o corpo. Com o
organismo mais inteiro, suas respostas serão mais seguras e claras.
177ª. RESPOSTAS.
Só troque a resposta se tiver absoluta certeza de
que está errada.
Antes de passar as respostas para o gabarito,
verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
Se achar mesmo que alguma resposta deva ser mudada,
faça-o sem medo; entretanto, se tiver dificuldade em se decidir por duas
respostas, não mude a que marcou da primeira vez.
178ª. RESUMINHO.
Prepare uma “cola” de cada disciplina ou dos
assuntos mais fáceis de esquecer.
Se elaborá-la com cuidado e capricho, estará
fazendo uma síntese dos conteúdos e fixando a essência.
Na hora da prova, jogue-a fora, porque se for pego
com uma “cola” poderá ser retirado da sala ou mesmo levar ZERO na prova.
179ª. REVISÃO.
Revise seus erros.
Estude novamente os pontos em que errou e aqueles
mais difíceis.
180ª. REVISTAS.
Não se atenha somente aos livros.
Se possível, assine revistas como Veja, IstoÉ,
Carta Capital, etc.
Provas como as de História e Geografia,
principalmente, exigem conhecimentos sobre a realidade atual.
181ª. RITMO.
Vestibular é vida e não o contrário dela.
Seu ritmo de estudo e seus limites devem ser
respeitados.
A idéia central é descobrir o tempo ideal de
estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se
concentrar.
Percebendo que sua atenção está num ritmo lento,
procure descobrir o motivo e o elimine imediatamente. A fome pode ser uma das
razões, como também a ansiedade, a depressão e a tensão. Caso o problema seja
difícil de ser solucionado, não pense duas vezes: procure ajuda.
182ª. ROTINA.
Mantenha sua rotina de vida normalmente.
Reserve horários para o lazer, como namoro, praia,
esporte...
183ª. ROUPA.
Use roupas folgadas, que não o apertem ou
incomodem.
O uso do tênis ou até mesmo os pés no chão ajudam a
descarregar as tensões.
Dê preferência a roupas de fio de algodão no lugar
do fio sintético: são mais confortáveis e deixam suas energias circularem
melhor.
184ª. SALA DE AULA.
Quando tiver dúvidas, não as deixe passar em
branco, pergunte sempre.
Se fizer anotações, escreva apenas os pontos principais
e alguns elementos secundários. Estando concentrado, será fácil
identificá-los.
Ao dirigir-se a uma sala de aula, cuide para
fazê-lo com interesse e disposição de quem vai a um lugar agradável e ciente de
que, estando concentrado, aprenderá mais. Desta forma, a aula se torna muito
mais interessante.
185ª. SAÚDE.
Não se descuide da saúde.
Não compensa varar madrugadas ou deixar de comer
para estudar.
Deitar e levantar cedo, dormir pelo menos sete
horas por noite, alimentar-se adequadamente também fazem parte da preparação
para as provas.
Praticar esportes, além de distrair a mente, alivia
a tensão, pela liberação de substâncias naturais (endorfinas), que relaxam o
sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.
186ª. SILÊNCIO.
Evite estudar com aparelho de som ligado.
Nossa atenção tende a se fixar naquilo que é mais
interessante, mais "light".
187ª. SINCERIDADE.
Seja um vestibulando sincero.
Identifique, claramente, as matérias mais fáceis e
as disciplinas mais complexas.
No momento de traçar um plano de estudo essas
informações lhe serão de suma importância.
188ª. SÓ ESTUDAR NÃO BASTA.
As cobranças, internas e externas, de resultado
aumentam ainda mais a angústia do vestibulando.
Vale a pena investir em técnicas que facilitem seu
desempenho e seu equilíbrio emocional na hora das provas.
Comprovadamente, o estresse, o nervosismo e a
insegurança são fatores de bloqueio que dificultam a aprendizagem e o
desempenho na prova, provocando o famoso "branco" na hora de
responder às questões.
Quando for estudar, lembre-se de que o que
interessa não é quanto tempo passa debruçado sobre os livros, mas se realmente
aprende. Por esse motivo, pense no que pode atrapalhar ou melhorar seu
rendimento.
189ª. SOLUÇÕES MÁGICAS.
Em especial, não durma em outro local.
Não adote soluções mágicas, como remédios e
alimentação diferenciada.
Nada de dirigir (não se deve dar chance ao azar). O
parente irá secretariá-lo. Não é uma boa idéia?!
Se preferir, combine um esquema com um parente
confiável, que ficará incumbido de acordá-lo e de levá-lo ao local do
exame.
190ª. SONO.
Procure fazer uma refeição leve e nutritiva.
Tenha uma boa noite de sono antes das provas.
Um estômago pesado atrapalha o raciocínio e aumenta
a tensão.
Começar a relaxar uma hora antes de ir para a cama
garante um sono tranqüilo.
Durma bem. O sono é essencial para a saúde,
recarregando as energias e o bom humor.
Varar a madrugada nos dias que antecedem os exames
não vai tirar nenhum atraso nos estudos.
Para sentir-se bem-disposto no dia seguinte,
mantenha um horário regular para se deitar e levantar, mas tente dormir cada
vez mais.
191ª. SORRISO.
As pessoas risonhas estão sempre de bem com a vida.
O sorriso é consolo, dá coragem aos fatigados e é
um ótimo remédio para o mau humor.
192ª. TELEFONE.
Combine com seus amigos os horários para o
"papinho" ao telefone.
Evite estudar perto do “dito cujo” e desligue seu
celular enquanto estuda.
Nada é mais exigente e autoritário que o som de uma
chamada telefônica!
193ª. TELEVISÃO.
Também pode estudar assistindo e gravando programas
de TV.
Os puristas acreditam que a televisão aliena e não
traz conhecimento algum à população. Mas nem sempre é assim.
Televisão também é cultura e não é à toa que
existem emissoras voltadas para a educação e a cultura, como é o caso, por
exemplo, da TV Cultura, de São Paulo.
Para quem dispõe de TV a cabo, uma boa pedida é o
canal FUTURA, com quase toda sua programação voltada para o estudante que está
se preparando para o vestibular.
194ª. TEMPO.
Estude sozinho ou, no máximo, em dupla.
Tempo é sinônimo de organização e disciplina.
Fixe um tempo mínimo de estudo diário em casa de 4
a 5 horas, com pequenos intervalos para descanso.
Administre seu tempo da melhor maneira possível,
sabendo que terá que abdicar de fazer muitas coisas para poder se dedicar
exclusivamente ao estudo.
No caso das provas, terá menos de dois minutos para
resolver cada questão! Não se assuste. A alguns quesitos, conseguirá responder
rapidamente, em poucos segundos, o que lhe permitirá dispor de mais tempo para
os outros. Mas todo o cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em
uma questão difícil; considere que, dentro deste mesmo espaço de tempo, pode
resolver várias questões mais fáceis.
195ª. TENSÃO.
Diga não à tensão!
Olhe para dentro de si!
Sonde suas motivações, conheça e purifique seu
coração.
Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja o
dominem.
196ª. TESTE VOCACIONAL.
Faça um teste vocacional para ter certeza de que
escolheu a profissão certa.
Uma boa orientação vocacional pode resolver o
problema do estudante indeciso quanto à carreira que pretende seguir. Portanto,
não a descarte.
197ª. TÓXICOS.
Resista ao canto da sereia.
Não use medicamentos que o mantenham
acordado.
Um cérebro limpo e livre de drogas maximiza suas
chances de entrar naquela superfaculdade pública e gratuita, com cinqüenta
pessoas talentosas matando-se por uma única vaga.
198ª. VENCEDOR.
Lembre-se de que as pessoas vencedoras não estudam
somente uma semana antes das provas, mas, sim, durante o ano todo.
Também não entram em pânico diante da prova, pois
estão cientes de que aquilo é só mais uma etapa que vão ter que enfrentar
durante sua vida.
Por fim, os vencedores jamais apresentam qualquer
tipo de inveja, ciúme ou raiva dos seus concorrentes.
199ª. VÉSPERA DA PROVA.
Não passe a véspera do dia do exame estudando
exaustivamente, para não aumentar o nervosismo e a ansiedade.
Releia, apenas, esquemas e exercícios.
Coloque uma música suave.
Deite de barriga para cima, com os olhos fechados,
de forma a sentir todo o corpo em contato com o colchão.
As roupas devem ser confortáveis, para que não
tirem sua concentração.
Pense em coisas agradáveis, como o mar, o campo
florido, longas planícies.
Esqueça o vestibular por alguns momentos.
Faça alguns exercícios respiratórios.
Adormeça lentamente.
Durma pelo menos oito horas.
Alimentar a mente de forma adequada é tão
importante quanto alimentar o corpo. Energias positivas em grande quantidade
são fatores decisivos para a vitória final.
200ª. VOZ.
Leia sempre em voz alta seus resumos. Essa prática
ajuda a memorizar melhor a matéria.
Ufa! Agora é só você colocar em prática e correr
pro abraço! BOA SORTE...
Fonte: www.sitenotadez.net
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